sexta-feira, 4 de março de 2011

Horário de Verão

    Há quase duas semanas atrás, terminou o Horário de Verão no Brasil. Incrível como a sensação térmica torna-se mais agradável... Não preciso mais aturar o dia com uma luz constante e isso é o que mais me importa!
   Embora, pessoalmente, considero tal horário um desperdício de energia em todos os aspectos: O gasto doméstico cresce e, com isso, é o resultado de receber contas com valores estratosféricos, ter que suportar a hora do rush embaixo de sol escaldante, enfim... Agradeço aos deuses o término desse desprezível horário!
   Os governantes do Brasil alegam que a vigência desse horário é por causa da necessidade de economizar energia... Isso é válido para as fábricas e para o setor de serviços, porém, há controvérsias ao analisar sua validade para o ambiente doméstico cujo gasto não reduz, e sim, aumenta!
   Desde os anos 80 ( há quase trinta anos) enfrentamos anualmente a imposição autoritária de tal horário!
   Esta é a realidade para quem mora nas regiões Sudeste e Sul desde que tal horário foi imposto em 1986. Outras Unidades Federativas são parcialmente incluídas ( absurdo quando tentaram impor para o estado de Roraima, mas logo tal insanidade foi rechaçada), que apresentam latitudes próximas ao Equador sendo desnecessário a vigência desse horário para quem mora no Norte e no Nordeste; pior de tudo é a imposição quase perpétua para o Centro-Oeste, lembrem que o estado do Mato Grosso possui as mesmas latitudes que a Bahia, onde neste último sua população está a salvo desse truculento horário...
    Esse foi o jeito grosseiro de imitar tal horário dos países desenvolvidos, mas lá, esses países estão em latitudes médias do Hemisfério Norte e sabe-se também que essas nações impõem o Horário de Inverno...
   

Um comentário:

  1. Essa aberração de mudanças de horários, sejam a norte ou a sul, é mais uma prova da sujeição de todos aos ditames ditatoriais das políticas e interesses económicos.

    Beijos

    ResponderExcluir